Zelador do condomínio – qual seu papel?


O zelador é um dos cargos mais importante de um condomínio, depois do síndico, é ele quem está diariamente cuidando de toda a vida condominial com as próprias mãos. Ele deve cuidar da conservação e limpeza do edifício e vistoria o cumprimento do regimento interno, para que tudo fique em ordem e com mais segurança.

“Exerce funções de zeladoria em edifício de apartamentos, comerciais e outros,promovendo a limpeza e conservação do mesmo e vigiando o cumprimento do regulamento interno, para assegurar o asseio, ordem e segurança do prédio e o bem-estar de seus ocupantes.”

CBO nº 5-51.20 – Zelador de edifício


Às vezes, por serem tão queridos pelos condôminos, o zelador acaba tendo um acúmulo de funções e cuidando de mais coisas que deveria. Quem regula sua profissão é o Código Brasileiro de Ocupações (CBO), instituído pelo Ministério do Trabalho. As atribuições do zelador, segundo o código, são:

  • Inspeciona corredores, pátios, áreas e instalações do prédio, verificando as necessidades de limpeza, reparos, condições de funcionamento de elevadores, parte elétrica, hidráulica e outros aparelhos, para providenciar os serviços necessários.
  • Cuida da higiene das dependências e instalações, efetuando ou supervisionando os trabalhos de limpeza, remoção ou incineração dos resíduos, para manter o edifício nas condições de asseio requeridas.
  • Executa ou providencia serviços de manutenção geral, trocando lâmpadas e fusíveis, efetuando pequenos reparos e requisitando pessoas habilitadas para os reparos de fornos, bombas, caixa-d’água, extintores e elevadores, para assegurar as condições de funcionamento e segurança das instalações.
  • Zela pelo cumprimento do regulamento interno do edifício, evitando ruídos em horas impróprias e o uso indevido das instalações e levando à administração os problemas surgidos, para possibilitar a manutenção da ordem e promover o bem-estar dos moradores.
  • Encarrega-se da aquisição, recepção, conferência, controle e distribuição do material de consumo e de limpeza, tomando como base os serviços a serem executados, para evitar a descontinuidade do processo de higienização e de manutenção do edifício e de suas instalações.
  • Pode desempenhar algumas das tarefas próprias do porteiro de edifício.

Veja a versão na íntegra do CBO aqui .