Os produtos de limpeza são itens essenciais na cesta de compras dos brasileiros. Na compra mensal de um condomínio eles também são importantes, chegando a custar de 5 a 10% do orçamento.
Além do gasto que é alto, um dos principais problemas detectados pelos síndicos está no desperdício e uso errado dos produtos. Muitas vezes os responsáveis pela limpeza não estão orientados adequadamente e outras vezes usam do conhecimento comum para a utilização. Além de quantidades inadequadas, o mau uso dos produtos de limpeza pode danificar a própria estrutura do prédio e prejudicar a saúde dos funcionários.
A melhor forma de saber como estão sendo utilizados os produtos é elaborando um controle das compras e acompanhando os funcionários, até porque isso reflete na boa conduta interna e no valor do condomínio no fim do mês.
Veja algumas dicas que podem ajudar
- Oriente os funcionários para a utilização adequada de produtos específicos, principalmente os mais caros
- Procure comprar modelos de rodos e vassouras de tamanho ideal, que não force a postura do funcionário, isso melhora inclusive o rendimento no trabalho.
- Luvas e botas são equipamentos de proteção essenciais para quem lida com produtos de limpeza e manuseio de lixo. A falta destes EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) pode acarretar processo trabalhista contra o condomínio, para o pagamento de adicional de insalubridade.
- Mantenha um trabalho constante de conscientização, com medidas de economia, dicas e instruções de manuseio.
- Controle o uso dos materiais mantendo um estoque mínimo e acompanhando os gastos.
- Pesquise novas marcas e fornecedores pensando sempre no custoxbenefício e procure testar outros produtos.
- Evite comprar materiais clandestinos sem rótulo, instruções de uso ou dados sobre a composição.