Um condomínio onde tudo funciona 100%

Ao contrário das notícias que vemos por aí sobre problemas e tragédias nos condomínios, hoje vamos contar uma história diferente onde a harmonia, a amizade e o respeito se sobressaem.

Imagine um condomínio onde todos se conhecem, todos se cumprimentam e todos se relacionam muito bem? Estamos falando do condomínio Viareggio em Joinville. Administrado pela BRCondos, o edifício tem 22 unidades e em torno de 60 moradores. Os assuntos sobre o condomínio são discutidos e decididos pela maioria que tem uma participação muito ativa nas reuniões, conta o síndico do prédio e também morador Odilanir Macedo.

“Sou suspeito para falar, mas aqui tudo funciona 100%. É claro que precisamos decidir por melhorias e mudanças que impactam no orçamento de todos, porém tudo é resolvido de forma simples e sem desentendimentos, pois buscamos o melhor para todos”, conta.

O segredo deste convívio harmonioso está concentrado num grupo de mulheres que se reúne desde 2002 para encontros e confraternizações. Tudo começou por iniciativa de Maria Teresa Bustamante, conhecida como Maitê. Ao se mudar para o novo lar Maitê marcou um café para se apresentar. Segundo ela cada lugar carrega consigo uma cultura e é importante estar integrado. “As pessoas precisam ter o senso de pertencer, fazer parte do coletivo sem se sentir isolado, isso é saudável, traz muitos aprendizados, você se integra a comunidade e aprende a compartilhar”.

IMG-20150521-WA0004
Encontro maio/2015

Há 13 anos o grupo se reúne

Depois deste primeiro encontro, todos os meses o grupo passou a se reunir para conversar, trocar ideias, informações e é claro, falar sobre os assuntos do condomínio. A ideia se estendeu até a família toda e algumas horas depois dos dias de reunião eram os maridos, filhos e outros familiares que participavam. Maitê lembra que muitas vezes alguém trazia o violão e o encontro se estendia.

Além das reuniões o grupo é responsável também pelas confraternizações que acontecem nas datas comemorativas do ano. No Natal há até troca de presentes. Todos os encontros são registrados e as fotos ficam no álbum do condomínio. Há imagens de pessoas que se mudaram, dos filhos pequenos e de momentos de muita alegria e diversão.

Como uma grande família, cada um também está disposto a ajudar o outro. Desde conselhos, apoio em momentos de doenças, perdas, financeiro e emocional. Miriam Techy mora há 6 meses no prédio e participou do café de maio pela primeira vez. Ela conta que quando se mudou todos do prédio ligaram para dar as boas-vindas e oferecer ajuda. “Eu nunca vi isso em lugar nenhum, realmente foi muito especial e sempre que puder quero participar dos cafés”.

Maitê não cobra de ninguém a participação e gosta de deixar a agenda livre para que cada um se sinta a vontade para participar. A ideia é que sejam encontros mensais, porém podem demorar mais para acontecer. A divulgação da data fica no mural do elevador e todos recebem uma ligação comunicando o próximo encontro. Uma coisa que nunca pode faltar são boas risadas, conversas saudáveis, comes e bebes e muita motivação.

IMG-20150521-WA0000
Café de maio/2015

“O grupo faz a diferença nas decisões do prédio e muitas vezes são elas as responsáveis pelas aprovações, pois tem um jeito especial de levar as informações para os maridos e tornar determinado assunto mais leve e fácil de lidar, como toda mulher tem o dom de fazer”, afirma o síndico.

IMG-20150521-WA0001
Encontro de maio/2015