Grupo de pessoas dentro de um elevador em prédio comercial, aguardando até chegar no andar do escritório. Grupo de pessoas dentro de um elevador em prédio comercial, aguardando até chegar no andar do escritório.

Elevador em condomínio: Leis de instalação, manutenção e dicas para síndicos

O elevador do condomínio é considerado uma parte comum, portanto, é dever do condomínio zelar pela manutenção e conservação do bem coletivo, conforme o artigo 1.336 do Código Civil.

O que diz a lei sobre elevadores em condomínios?

No art. 1.336 do Código Civil vemos sobre a responsabilidade do condomínio pela manutenção das áreas comuns do prédio, isso inclui os elevadores.

Os critérios para instalação e manutenção de elevadores são estabelecidos pelas seguintes normas da ABNT:

  • NBR 5674: requisitos para projeto, fabricação, instalação, operação e manutenção de elevadores;
  • NBR 9050: critérios de acessibilidade, como dimensões e sinalizações;
  • NBR 16.083:2012: manutenção e segurança de elevadores, especificamente.

Instalação de elevadores em condomínios

O projeto precisa ser elaborado conforme às exigências de segurança e normas da ABNT, que estabelece critérios para instalar freios, sensores de porta, sistemas de emergência, travamento e comunicação de emergência. O projeto também deve ser aprovado por órgãos competentes antes e após a instalação.

Aprovação em assembleia

Os condomínios que ainda não têm elevadores e querem atender aos critérios de acessibilidade devem avaliar o projeto feito por arquitetos e engenheiros considerando os riscos, vantagens e orçamento necessário para executar a obra.

Engenheiro ou técnico realizando inspeção ou manutenção em elevador.

Manutenção de elevadores em condomínios

A manutenção dos elevadores é uma responsabilidade do síndico e da administração condominial, que deve garantir a segurança e bom funcionamento de todo espaço e equipamento de uso coletivo.

É dever dos síndicos:

  • Manter a empresa responsável pela manutenção do elevador, responsável pela emissão da ART e organização do cronograma de manutenções;
  • Assegurar que a higienização seja feita regularmente;
  • Intervir e solicitar correção imediata em caso de falhas ou avarias;
  • Comunicar moradores sobre bom uso do elevador. 

Quem faz a manutenção de elevadores?

A inspeção e manutenção dos elevadores é feita por engenheiros certificados pelo CREA, conforme as normas técnicas e leis vigentes. Finalizando a vistoria e reparos necessários, os especialistas devem entregar um Relatório de Inspeção Anual (RIA) atestando a regularidade dos elevadores.

Quem paga os custos com manutenção?

O Código Civil define a responsabilidade do proprietário pelas taxas condominiais que, por sua vez, serão utilizadas para cobrir custos com manutenção das áreas comuns.

Mulher em cadeira de rodas acessando o painel de um elevador de vidro, símbolo de acessibilidade e inclusão social.

Elevadores: importante recurso de acessibilidade

A instalação de elevadores valoriza o condomínio por permitir que as pessoas com mobilidade reduzida utilizem o espaço sem dificuldade.

O elevador do condomínio é um recurso de acessibilidade valioso, sendo útil para todos os moradores, sejam cadeirantes, idosos ou até mães com crianças de colo. É conforto garantido para pessoas de todas as idades.

Manutenção mais organizada com BRCondos Online

Você já refletiu sobre o nível de atenção que dá às manutenções do seu prédio? Sem um protocolo de manutenção rigoroso, você arrisca a segurança e vida útil dos equipamentos.

O Módulo Manutenções do aplicativo BRCondos Online permite que os síndicos e administradores organizem todo o cronograma de reparos e manutenções, rotineiras ou emergenciais, proporcionando mais tranquilidade para todos.

Saiba mais sobre a nossa Administração de Condomínios e descubra como as soluções da BRCondos valorizam o seu patrimônio.