O que acontece se não pagar o condomínio?

Veja a que consequências você está sujeito.

Não é novidade que estamos vivendo em um momento de crise e que muitas pessoas estão passando por dificuldades financeiras, que podem acabar afetando o pagamento da cota do condomínio. 

Mas aí fica a pergunta: o que acontece se o morador não conseguir pagar e a dívida começar a se acumular? Pensando nisso, reunimos as principais informações sobre o assunto. Cada condomínio tem suas regras estabelecidas em um documento chamado “convenção do condomínio”, mas uma coisa é certa: se você não pagar a taxa condominial, haverão consequências financeiras e legais. 

Aqui estão algumas coisas que podem acontecer:

Multas: o condomínio pode cobrar juros de mora sobre o montante devido, geralmente conforme a taxa de juros pré-estabelecida no regulamento interno.

Cobrança judicial: se você persistir em não pagar a cota, o condomínio pode entrar com uma ação judicial para cobrar o montante devido, incluindo juros, multas e despesas legais.

Penhora de bens: se a cobrança judicial for bem-sucedida, o condomínio pode obter uma ordem judicial para penhorar bens como contas bancárias, veículos ou imóveis, para cobrir o montante devido.

Restrições ao uso das áreas comuns: o condomínio pode restringir ou proibir o uso de áreas comuns como piscinas, salões de festas e ginásios, enquanto a taxa do condomínio estiver em aberto.

Por essas razões, você deve estar sempre em dia e, se tiver dificuldades financeiras, entrar em contato com a administração do condomínio o mais cedo possível para discutir opções de pagamento.

Aqui na BRCondos os moradores podem negociar títulos em aberto com mais facilidade porque contam com um setor exclusivo para negociação extrajudicial de inadimplentes. 

E se você é síndico e deseja ter uma gestão profissional mais segura, organizada e eficaz na redução redução da inadimplência condominial, conte com a gente. Ligue 0800 603 0023 e traga a administração do condomínio para a BRCondos!