Deveres e direitos dos condôminos

Morar em condomínio traz muitos benefícios. E com eles direitos e deveres. Leia nosso artigo para saber mais!

Morar em condomínio traz muitos benefícios, entre eles estão a segurança e os espaços de lazer. Não é à toa que, de acordo com um levantamento feito pela PNAD Contínua do IBGE, o número de apartamentos no Brasil cresceu 321% em 35 anos. 

Mas com tanta gente morando no mesmo edifício e compartilhando dos espaços em comum, é necessário que sejam estabelecidas algumas regras e por isso a importância de conhecer os deveres e direitos dos condôminos. 

Quem é o condômino? 

Antes de tudo é importante entender qual o seu papel no condomínio. Será que você é um condômino ou morador? Ao contrário do que muitos pensam, o condômino não é necessariamente o morador do imóvel, mas sim o proprietário ou aquele que tem direito ao bem. 

Deveres do condômino

O condômino tem deveres que devem ser cumpridos no condomínio. Os deveres que estão estabelecidos no Art. 1.336 do código civil são: 

I – contribuir para as despesas do condomínio na proporção das suas frações ideais, salvo disposição em contrário na convenção; (Redação dada pela Lei nº 10.931, de 2004)

II – não realizar obras que comprometam a segurança da edificação;

III – não alterar a forma e a cor da fachada, das partes e esquadrias externas;

IV – dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores, ou aos bons costumes.

§ 1o O condômino que não pagar a sua contribuição ficará sujeito aos juros moratórios convencionados ou, não sendo previstos, os de um por cento ao mês e multa de até dois por cento sobre o débito.

§ 2o O condômino, que não cumprir qualquer dos deveres estabelecidos nos incisos II a IV, pagará a multa prevista no ato constitutivo ou na convenção, não podendo ela ser superior a cinco vezes o valor de suas contribuições mensais, independentemente das perdas e danos que se apurarem; não havendo disposição expressa, caberá à assembleia-geral, por dois terços no mínimo dos condôminos restantes, deliberar sobre a cobrança da multa.

Direitos do condômino

Os direitos do condômino estão definidos no art. 1.335, do Código Civil. São direitos do condômino: 

I – usar, fruir e livremente dispor das suas unidades;

II – usar das partes comuns, conforme a sua destinação, e contanto que não exclua a utilização dos demais compossuidores;

III – votar nas deliberações da assembleia e delas participar, estando quite.

Fique Atento:

Vale destacar que a lei que garante os direitos dos condôminos ressalta algo muito importante que pode passar despercebido por alguns condôminos. Aqueles que não estiverem quites com as taxas condominiais perdem o direito a voto em assembleia. 

A convenção do condomínio e o regimento interno podem adicionar alguns pontos com relação aos direitos e deveres dos condôminos, desde que estejam de acordo com a lei. 

Procure sempre o seu síndico caso tenha alguma dúvida sobre o regimento interno do seu condomínio.