Como lidar com a inadimplência

A inadimplência pode gerar muitos problemas na gestão do condomínio. Leia no artigo as nossas dicas para lidar da melhor forma com essa questão!

Não importa o que aconteça, o boleto da taxa condominial chega todos os meses. E com ele um dos maiores desafios dos síndicos e administradoras de condomínios – a inadimplência! Você já passou por isso em seu condomínio? 

Pensando nisso, a BRCondos preparou esse artigo com algumas dicas que vão te ajudar a lidar com esse problema que pode interferir no relacionamento entre síndicos e condôminos e se tornar um verdadeiro pesadelo. 

Os condomínios não geram receitas, desse modo a arrecadação das taxas condominiais garante o pagamento dos funcionários, as melhorias no condomínio e todos os compromissos pertinentes à vida condominial. Quando o morador não consegue quitar o boleto, esse dinheiro faz falta para o condomínio. Muitas vezes, a previsão orçamentária não consegue comportar a inadimplência não prevista, prejudicando a saúde financeira do condomínio e onerando aqueles que mantêm suas contas em dia. 

Confirme se o pagamento não ocorreu

Conforme o código civil, recai sob o síndico o dever de cobrar a taxa condominial em atraso. Para não gerar problemas com cobranças indevidas, o primeiro passo é se certificar de que realmente existe uma dívida em aberto. 

Estabeleça uma negociação amigável

Se possível, converse com os condôminos para entender quais motivos do atraso no pagamento e busque uma negociação amigável. Ao notificá-lo seja claro sobre as penalidades previstas no código civil para o condômino inadimplente. O objetivo é evitar ações judiciais que geram ainda mais despesas para o condomínio. Mas tenha cuidado para não constranger ou expor o morador que se encontra nesta situação.

Faça um bom planejamento orçamentário 

Planejar os gastos do condomínio para o próximo ano exige que você, síndico, conheça muito bem o histórico do seu condomínio. Na hora de realizar a previsão orçamentária é necessário ter em mãos tudo o que foi gasto nos últimos 24 meses e considerar reajustes salariais, índices de inadimplência, sazonalidades e possíveis obras de melhorias no condomínio. 

Facilite o pagamento da taxa condominial

É importante que o condômino tenha acesso a canais que facilitem a resolução deste problema. O serviço de cobrança profissional faz toda a diferença, tanto para o morador, quanto para o síndico. A PrimeCob é uma empresa do grupo BRCondos que realiza essa cobrança através de um serviço especializado que verifica a existência de títulos vencidos e realiza toda gestão das cobranças. O parcelamento desta categoria de dívida é decidido em assembleia e negociações que fogem à regra são aprovadas pelo síndico.

Conte com a ajuda de uma Administradora de Condomínios 

Você, síndico, não precisa fazer tudo sozinho. Tenha o controle da inadimplência através de uma administradora de condomínios. Com a BRCondos o condomínio fica na palma de sua mão e você pode ter acesso a uma gestão completa de todo o seu condomínio incluindo o envio dos boletos de taxa condominial, gerenciamento de arquivos e documentos, gestão das contas de consumo e muito mais! 

Não perca mais tempo, entre em contato para saber tudo o que a BRCondos pode fazer para você e também para o seu condomínio!