Todo condomínio é uma empresa, apesar de poucos se atentarem a isso, ainda nos dias de hoje. Vários condôminos  acham que o condomínio é algo isolado de suas unidades e que tem que aceitar o que é imposto por uma “panelinha” que se dizem donos do prédio.

Mas, o que me alegra é que este pensamento está perdendo a força, pois com a difusão das informações, quer seja do seu condomínio, quer seja do mundo condominial ou proporcionada pela internet, estamos caminhando a passos largos para um maior e melhor entendimento de qual é nosso papel em nosso condomínio. Esta tecnologia, que está sendo utilizada a cada dia mais por todos, também está proporcionando uma nova maneira de administrar condomínios. As administradoras de condomínio que pretendem sobreviver daqui para frente devem se atentar para isto, oferecendo informações dos seus clientes e facilitando o relacionamento com os síndicos e, principalmente, com os condôminos que estão cada vez mais interessados e envolvidos com o dia a dia de seus condomínios.

Todos querem e precisam de agilidade e informações precisas, os Síndicos e Conselheiros precisam delas para tomar decisões eficientes, os Condôminos para entenderem e acompanharem o que está acontecendo com seu patrimônio. Então, dispor de sistemas eficientes não é mais um diferencial e sim uma obrigação.

Sistemas que tragam transparência na gestão. Informações de acesso fácil e em uma linguagem coloquial, sistemas que agreguem valores para todos. Por exemplo, a visualização on-line das pastas contendo toda a comprovação da movimentação financeira do Condomínio ou um simples sistema que permita que o próprio morador faça a sua reserva para utilização do salão de festas do seu condomínio já traz vários benefícios, tais como: facilidade para reservar no horário que lhe for mais conveniente; não existirá mais a possibilidade de duas reservas no mesmo horário, evitando este enorme inconveniente; o condomínio não precisará mais dispor do tempo de seus colaboradores (porteiro, zelador, etc…) para controlar essa agenda; o síndico e a administradora podem acompanhar as reservas feitas; caso exista uma taxa a ser cobrada, esta será feita de forma automática garantindo a arrecadação.  

Enfim, se conseguíssemos traduzir esses benefícios em dinheiro, sem dúvida que o condomínio estará economizando uma enorme quantia. Agora, se para essa simples reserva já chegamos a essa conclusão, imagina a realização de Assembleias Virtuais? Isso mesmo, virtuais e você poderá participar no horário em que for mais conveniente! Quantos benefícios serão trazidos para o condomínio com uma maior participação dos seus condôminos nas assembleias? Mais ideias, mais compreensão das decisões tomadas, maior envolvimento e comprometimento com os resultados. Por fim, mas não menos importante, toda essa automação trará o melhor dos benefícios que é podermos usar o tempo que economizaremos na realização de várias atividades para dedicarmos ao relacionamento humano, cada vez mais necessário para melhoria na qualidade de vida dos nossos Condomínios. Mas esse é assunto para outro papo. Gratidão por estarmos aqui e desejo uma excelente semana pra todos.