Convivência

Tenha um pomar em casa

por BRCondos em 07 de abril de 2015

Já imaginou acordar cedo e colher algumas frutas no jardim de casa? Bacana não é mesmo! Isso parece impossível nos dias de hoje, mas, além de deixar a paisagem mais bonita e os frutos servirem para degustação,  ter uma árvore frutífera em um pequeno espaço é possível.

Essa é uma boa dica para quem mora em condomínio por exemplo. A árvore pode ficar no próprio jardim do prédio ou na varanda do apartamento em um vaso. Nem todas as espécies são cultivadas desta forma, por isso, vamos as opções.

Tipos de árvores

É importante que você procure por uma casa especializada ou revendedor que comercialize árvores frutíferas. Nem todas as espécies são recomendadas, mas existe uma variedade bem grande. As mais comuns são jabuticabeira, limoeiro, lichia, pitangueira, aceroleira, amoreira, goiabeira , mangueira, romãzeira e outras.

Vaso ou chão

Tudo depende do espaço que você dispõe. Caso queira optar por um vaso tudo bem, mas no chão a raiz da árvore terá mais espaço para crescer. O jardim do condomínio pode ser uma boa opção.

Árvores precisam de sol e cuidados

Assim como qualquer planta, sua árvore precisa ficar em um local que receba luz solar cerca de 4 horas por dia. Também é preciso adubar de forma orgânica, podar e fazer a rega conforme cada espécie. Existem adubos específicos para pomares, vá em uma casa especializada e peça auxilio para saber a quantidade e como usar o adubo certo.

Tenha paciência

O momento mais mágico dessa empreitada é colher os frutos, mas tenha calma pois eles crescem de forma lenta. O pé de lichia, por exemplo, demora até cinco anos para dar a primeira florada. Mesmo assim, vale a pena buscar esse contato com a natureza e com uma alimentação mais saudável.

 

Limoeiro
Limoeiro
Amoreira
Aceroleira
Romãzeira
Romãzeira

Achamos em http://lar-natural.com.br/