Administração de Condomínio

Síndico mirim é uma boa ideia para inserir crianças e jovens no condomínio

por BRCondos em 07 de outubro de 2019

O seu condomínio possui um síndico mirim? Ele pode ser a solução para inserir crianças e jovens nas atividades dos condomínio. O projeto inclui os jovens na participação ativa do condomínio, promovendo soluções para alguns problemas e influencia o respeito as normas da Convenção Condominial. 

A eleição do síndico mirim pode acontecer nas assembleias gerais, por votação ou sorteio entre as crianças, já os influenciando a participarem dos compromissos. A presença dos pequenos na reunião também ajuda no comportamento dos adultos, tendo um diálogo mais calmo, evitando brigas e discussões.

download

É importante estimular um prazo de eleição e mandato, que pode ser de dois meses, para que todas as crianças consigam participar. As que moram no imóvel desde que nasceram certamente vão se interessar pela ideia por conhecerem o cotidiano e os problemas que prejudicam seu bem estar.

Os síndicos mirins podem fazer reuniões e montarem o próprio Conselho Fiscal também. Conversando com os demais jovens, decidem o que querem mudar e apresentam a ideia ao síndico principal. Os temas podem variar desde cuidar da brinquedoteca, vistoriar os parquinhos, cuidar da coleta seletiva, organizar confraternizações como festa junina e dia das crianças, gincanas e o que sentirem necessidade para a harmonia do condomínio.

No início do mandato, o síndico-mirim deve receber um bloquinho para anotar o nome dos colegas que infringem as normas, assim, aquele que tiver o nome anotado três vezes não pode participar da eleição para o cargo. Ele também pode pensar em normas para lidar com o comportamento de crianças visitantes.