Notícias

Outubro Rosa, vamos falar sobre isso?

por BRCondos em 04 de outubro de 2016

Há muitos anos (26) o movimento Outubro Rosa ajuda mulheres do mundo todo na prevenção do câncer de mama. Essa ajuda vem em forma de alertas, acesso ao tratamento e informações, já que um em cada três casos pode ser curado se for descoberto no início.

O câncer de mama é um dos cânceres mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. A estimativa de novos casos para 2016 é de 57.960 (2016 – INCA). O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. 

Este ano a campanha do Instituto Nacional de Câncer (INCA) tem como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”. O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. A campanha:

  • enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas;
  • informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos;
  • mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstico;
  • esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento;
  • informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

Conscientizando a população, o movimento Outubro Rosa tem conseguido chegar a mais mulheres o que é bastante importante já que a detecção dos cânceres é descoberta na maioria das vezes por elas.

Para mulheres entre 50 e 69 anos, a indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias. A recomendação, por parte dos médicos, é que a avaliação seja feita antes dos 35 anos somente em casos específicos.

Campanha nos condomínios

Todos os anos a BRCondos ajuda a divulgar a campanha e incentiva os condomínios a alertar os moradores. Os condomínios são excelentes locais para a divulgação do Outubro Rosa, inclusive pode-se organizar um encontro com moradoras e algum profissional de saúde da cidade para a troca de informações e orientação sobre o câncer de mama.

O INCA oferece material de divulgação sobre a campanha gratuito para baixar e até materiais impressos para serem distribuídos. Aproveite para divulgar a campanha deste ano no mural do seu condomínio.

Fonte: INCA