Manutenção

Diferenças entre as funções de porteiro e zelador

por BRCondos em 09 de julho de 2015

Muitas pessoas ainda confundem as funções do porteiro e zelador do condomínio, embora elas tenham definições distintas. O porteiro controla as entradas e saídas de pedestres e veículos, recebe cartas e encomendas. O zelador cuida da limpeza do condomínio, faz pequenos reparos, troca lâmpadas, recebe encomendas e abre o portão de pedestres (os dois últimos quando e se houver portaria eletrônica).

Segundo o síndico profissional Salomão Oliveira, é preciso tem um bom gerenciamento para que uma função não atrapalhe a outra, e é papel do síndico conversar com os profissionais e condôminos para que os papeis não sejam confundidos.

A decisão pela contratação dos profissionais vai depender muito da necessidade do condomínio e precisa ser votada em assembleia pelos moradores. Pode-se optar pelos dois cargos, por um deles ou por nenhum. Caso uma pessoa tenha que realizar as duas tarefas, um dos dois serviços não será efetivamente cumprido. Também é estritamente necessário que o condomínio tenha pelo menos um auxiliar de serviços gerais para a limpeza, lembrou Salomão.

O serviço do zelador é eficaz quando há uma portaria eletrônica ou algum sistema eletrônico que localize o zelador. Hoje não é tão comum o serviço de portaria, exceto em condomínios de alto padrão. Por ser um serviço mais caro, opta-se por ter segurança eletrônica com ou sem portaria eletrônica. Nesse último, o visitante interfona para a portaria eletrônica que automaticamente encaminha uma ligação para o telefone do zelador no horário comercial, e para atendimento remoto fora dele.

Saiba também a importância de contratar a cobertura de seguro ideal para o condomínio.