Anéis de segurança em condomínios verticais: saiba como protegê-los

por BRCondos em 24 de janeiro de 2017

Desde a porta do seu apartamento até o portão de saída, existe uma série de barreiras conhecidas como anéis de segurança que, como o artigo-assinadopróprio nome diz, funcionam como uma proteção para o condômino.

Mas você sabia que é possível incrementar ainda mais a segurança em cada uma dessas etapas? Confira aqui:

  • Acesso Externo de Pedestres / Portão de Veículos
  • Perímetro Externo
  • Acesso Interno de Pedestres (porta hall, porta garagem, porta corta-fogo, etc.)
  • Elevadores
  • Apartamento

 

1 – Acesso Externo de Pedestres / Portão de Veículos

Essas áreas correspondem aos locais de acesso, como portões de pedestres e veículos. São áreas que precisam de atenção redobrada: a maioria das invasões a condomínios acontece justamente pela porta da frente. O descuido e o descumprimento das normas internas pelos profissionais do condomínio, ou até mesmo pelos próprios moradores, compromete a segurança e pode permitir a passagem de meliantes sem maiores dificuldades.

O uso integrado de câmeras de vigilância e controle de acesso permitem um nível maior de precisão no controle de pessoas e veículos, visto que através das câmeras o operador da central de monitoramento consegue visualizar o local ao receber um evento de alarme.

2 – Perímetro Externo

O perímetro externo é uma das primeiras barreiras que o meliante procura transpassar. Essa área é composta pelos muros que rodeiam o condomínio. Uma ótima forma de garantir uma proteção extra nesses locais é investindo em barreiras físicas e eletrônicas integradas a um sistema de alarme.

Equipamentos como câmeras, barreiras eletrônicas e cercas elétricas não apenas incrementam sua segurança como também inibem a ação dos meliantes: o bandido encontra dificuldades já na primeira etapa e pode acabar desistindo da ação.

3 – Acesso Interno de Pedestres

Dentro do perímetro, mas ainda fora do prédio. Acessos através da portal hall, garagem ou porta corta-fogo por exemplo, devem ter o mesmo procedimento que um acesso externo, ou seja, controle de acesso conectado a câmeras de monitoramento. Isso facilita a identificação de um possível arrombamento. Quando se tem uma câmera integrada a um controle de acesso e a uma central de monitoramento, o operador tem condições de acionar os órgãos públicos competentes rapidamente.

4 – Elevadores

Um sistema de controle de acesso permite a gestão de acesso ao elevador e também ao andar em que se pode chegar, isso é fundamental para aumentar ainda mais o nível de segurança. Saídas de emergência também devem ser integradas ao controle de acesso sem maiores problemas, visto que, em casos emergenciais, todos os acessos podem ser automaticamente liberados.

5 – Apartamento

O apartamento do morador é o alvo principal e, muitas vezes, ele próprio pode facilitar a ação do bandido. Muitas pessoas, afetadas pela sensação de segurança que o condomínio traz, acabam deixando de trancar a porta do apartamento. Sistemas de segurança ajudam, e muito, a proteger o condomínio, mas a verdadeira segurança é feita em conjunto.

É preciso conscientizar os moradores e incentivar que essas medidas preventivas façam parte da rotina condominial. Cuidados como manter bicicletas cadeadas e portas dos apartamentos trancadas, assim como não deixar objetos de valor no interior do veículo e o respeito às normas internas, são essenciais. Só com a ajuda de todos, o condomínio estará realmente seguro como um todo.