Administração de Condomínio

6 maneiras de controlar a inadimplência no condomínio

por BRCondos em 25 de janeiro de 2017

Essa é uma tarefa que normalmente recai sobre o síndico, principal responsável pela gestão do condomínio. É algo que preocupa também as administradoras, que precisam de dinheiro em caixa para manter a gestão na linha azul do gráfico. Mas, no fim das contas todos são prejudicados pela inadimplência condominial.

A inadimplência nos condomínios aumentou, isso é fato, em porcentagens diferentes, mas aumentou. Em decorrência de problemas econômicos pelos quais o país vem passando, a população tem freado alguns gastos e atrasado o pagamento de algumas contas, entre elas a do condomínio. Algumas medidas simples podem ajudar muito a diminuir esta conta, confira.

  • Acompanhar as contas: é importante que o síndico acompanhe as contas do condomínio diariamente para saber se a saúde financeira está em equilíbrio. Assim como uma empresa, o condomínio movimenta diariamente seu financeiro. Contas a pagar, receber, contas fixas, títulos, etc. É fundamental ficar de olho em tudo, principalmente nas taxas condominiais que não estão sendo pagas, isso pode evitar o acúmulo e ajudar inclusive os pagadores a se organizarem melhor. 
  • Mediação do síndico: se acompanhar as contas ou alertar os condôminos não adiantar em alguns casos, o síndico precisa fazer uma negociação amigável. Se sentir que tem abertura para conversar com o devedor, deve tentar ajudar de forma positiva e orientá-lo a fazer um acordo e sair da lista de inadimplentes.
  • Redução de custos: se a conta do condomínio aumentou e a entrada diminui há necessidade de reajustes, economia e redução de custos. O síndico deve pedir ajuda ao conselho e comunicar aos condôminos a situação do condomínio, elaborando um plano de contenção de despesas para não criar uma dívida muito alta.
  • Pagamento facilitado: pagar o condomínio deve ser um tarefa fácil Tente facilitar isso o máximo possível para eliminar o não pagamento e desculpas sobre a dificuldade em pagar o boleto. Ter um sistema online que facilita o acesso ao boleto ajuda muito nessas horas, infelizmente muitos condôminos são desorganizados com relação aos pagamentos e as vezes isso pode gerar acúmulos mais graves.
  • Negociação amigável: o síndico pode contar com o auxílio de uma assessoria de cobrança para negociar os valores em aberto em seu condomínio e essa é uma facilidade para o recebimento, mesmo que negociado, e que diminui a inadimplência. Uma vez autorizado pelo síndico a BRCondos também realiza essa cobrança por meio de um serviço especializado, a PrimeCob, que verifica a existência de títulos vencidos e realiza toda gestão das cobranças. O parcelamento deste tipo de dívida é decidido em assembleia e negociações que fogem à regra são aprovadas pelo síndico.
  • Campanhas de incentivo: todo o inadimplente sofre alguns cortes em relação ao uso do condomínio e participação em decisões do prédio. Ninguém quer chegar nessa situação, por isso o síndico junto com a administradora pode criar uma campanha de incentivo aos pagamentos em dia, negociação e acordos junto com os moradores. Tudo dentro do que a convenção, regimento interno e lei permitem.

 

Saiba também como tornar sua gestão mais eficiente em 2017 com passos bem simples e rotinas organizadas.